quarta-feira, 7 de abril de 2010

Excesso de Iodo - um Perigo!

A carência de iodo no organismo pode provocar doenças como o Bócio e problemas congênitos. Esse problema é tão grave que levou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a determinar a proporção de iodo no sal comum.

Vejam o que diz o site da ANVISA:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/busca

Mas o que pouca gente sabe, e eu particularmente vim a saber pela leitora Roberta, que o excesso de iodo tem o potencial de levar a casos de Hipertireoidismo ou de Tireoidite de Hashimoto, uma doença auto-imune.

Vejam o site http://www.tireoide.org.br/

O melhor é manter os níveis de iodo dentro das recomendações de 130 microgramas por dia.

Veja nos links abaixo tabelas de quantidade de iodo nos alimentos.

http://emedix.uol.com.br/vit/vit024_1f_iodo.php

www.sitemedico.com.br/sm/materiais/index.php?mat=835

Como tudo em excesso faz mal, o sal e demais alimentos ricos em iodo devem ser consumidos com moderação, nem pouco nem muito. E manter o equilíbrio!

2 comentários:

  1. Carla, thanks pelo post!! Fiz a conta. Se a gente só precisa de 130 microgramas/dia e se a cada 100g de sal tem 7.400 microgramas de iodo, então a gente deveria comer no máximo 2g de sal por dia. Acabei de almoçar e vi que aquele sachê de sal que tem em muito restaurante pesa 1g. Como vários alimentos têm iodo naturalmente, isso significa que a gente não deveria comer nem dois sachês por dia. Ah! A gente come muito mais!! Cortar sal, dja!!!
    bjs
    roberta

    ResponderExcluir
  2. Excelente, Carla! obrigada pelo post!

    ResponderExcluir